A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ESTÍMULO MOTIVACIONAL: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Silvio de Souza Moreira Universidad de Ciencias Empresariales Y Sociales - UCES Autor

DOI:

https://doi.org/10.15202/yd1r0381

Palavras-chave:

Comunicação interna, Motivação organizacional, Instituições de ensino superior, Engajamento, Relações organizacionais

Resumo

Este estudo analisa o papel da comunicação interna como fator de estímulo motivacional em instituições de ensino superior, com foco na Universidade Estácio de Sá. A pesquisa combinou métodos quantitativos e qualitativos, utilizando questionários e entrevistas para captar percepções de colaboradores administrativos e docentes. Os resultados revelaram que, embora existam canais formais de comunicação, a credibilidade e a efetividade desses meios são frequentemente contestadas. Observou-se também que gestores imediatos desempenham um papel crucial na mediação das informações e na construção do engajamento. A falta de feedback contínuo e a percepção de comunicação fragmentada foram apontadas como entraves à motivação. O estudo sugere a necessidade de práticas comunicativas mais humanas, transparentes e dialógicas, capazes de fortalecer vínculos organizacionais e promover maior sentido de pertencimento. Conclui-se que a comunicação interna, para além de estratégias formais, deve ser vista como processo relacional que influencia diretamente a motivação e o desempenho dos colaboradores.

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Publicado

2025-08-22

Como Citar

A COMUNICAÇÃO INTERNA E O ESTÍMULO MOTIVACIONAL: ESTUDO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. (2025). Revista AUGUSTUS, 38(65), 13. https://doi.org/10.15202/yd1r0381

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