ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • José Augusto Albino Ângelo Universidad de Desarrollo Sustentable-UDS Autor

DOI:

https://doi.org/10.15202/sr5gbe82

Resumo

Este artigo investiga os estilos de tomada de decisão adotados por gestores de micro e pequenas empresas no Estado do Rio de Janeiro e analisa como esses estilos se articulam com o uso de contabilidade gerencial e características do gestor e da empresa. Fundamentado em modelos teóricos validados e escalas adaptadas (como o GDMS nacional), bem como nas lacunas identificadas na literatura gerencial brasileira, o estudo adota abordagem quantitativa com aplicação de questionário estruturado. Os resultados demonstram que estilos racionais predominam entre gestores com uso intensivo de informação contábil, enquanto estilos intuitivos são mais frequentes entre aqueles com menor uso desses insumos. Variáveis como formação acadêmica e experiência mostraram-se correlacionadas com estilos deliberativos. A análise por perfis (cluster) revela heterogeneidade nos estilos decisórios entre gestores, indicando perfis distintos (racional, misto e intuitivo). Por fim, discute-se a implicação de que a contabilidade gerencial não apenas apoia decisões, mas pode condicionar a maneira como os gestores decidem em MPEs. O trabalho oferece contribuições para pesquisa em gestão de MPEs e orientações para apoio e capacitação de gestores.

Palavras-chave: estilos de decisão; micro e pequenas empresas; contabilidade gerencial; perfil decisório; tomada de decisão.

Downloads

Publicado

2025-11-15

Como Citar

ESTILOS DE TOMADA DE DECISÃO EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: EVIDÊNCIAS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. (2025). Revista AUGUSTUS, 39(66), 14. https://doi.org/10.15202/sr5gbe82

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)